Desentupidora Pirituba

Desentupidora Na AVENIDA BRIGADEIRO Faria lima 98776-7059 / 99739-5404 Zona Oeste SP

Avenida Brigadeiro Faria Lima Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Avenida Brigadeiro Faria Lima Avenida Brigadeiro Faria Lima com o distrito de Pinheiros ao fundo. Nomes anteriores Rua Iguatemi Inauguração 1970 Extensão 4.600 m Início Av. Pedroso de Morais Cruzamentos Cardeal Arcoverde Teodoro Sampaio Eusébio Matoso Rebouças Cidade Jardim Juscelino Kubitschek Subprefeitura(s) Pinheiros Distrito(s) Pinheiros e Itaim Bibi Bairro(s) Pinheiros, Jardim Europa, Jardim Paulistano e Itaim Bibi Fim Av. Hélio Pellegrino A avenida Brigadeiro Faria Lima é uma das mais importantes artérias da cidade de São Paulo. É também um importante centro comercial e financeiro, que rivaliza com o Centro, a avenida Paulista e a região das avenidas Luís Carlos Berrini e Nações Unidas. Índice 1 História 2 Atrações 3 Referências 4 Ligações externas História A avenida, na altura do cruzamento com a Avenida Eusébio Matoso. Obras na via em 1995. A lei determinando a abertura da via foi promulgada em janeiro de 1968, prevendo uma ligação de cinco quilômetros entre os bairros de Pinheiros e Brooklin, mesmo sem a Prefeitura saber a quantidade de edifícios que deveriam ser desapropriados.[1] Segundo a lei, a avenida começaria na Praça Roquete Pinto e seguiria até a atual Avenida dos Bandeirantes, seguindo pelas ruas Pedroso de Moraes, Coropés, Miguel Isasa e Martim Garcia, alcançando, a partir daí, a Rua Iguatemi após cruzar interiores de quarteirões.[1] A lei também previa cruzamentos em desníveis com as avenidas Eusébio Matoso, Rebouças e Cidade Jardim, com o Córrego do Sapateiro e com a Rua Doutor Eduardo de Souza Aranha.[1] A avenida teve sua construção iniciada na segunda metade dos anos 1960, com o alargamento do trecho da rua Iguatemi compreendido entre o Largo da Batata, em Pinheiros, e o cruzamento com a Avenida Cidade Jardim, no Itaim Bibi (atual praça Luís Carlos Paraná), cruzando todo o bairro denominado Jardim Paulistano. As obras foram iniciadas na gestão do prefeito José Vicente Faria Lima e obrigaram a demolição de cem prédios.[2] Com a morte deste, em 1969, a nova artéria, que se chamaria Radial Oeste, recebeu o seu nome,[3] oficializado quando da inauguração do trecho duplicado da avenida, em 28 de abril de 1970 — a primeira pista já havia sido entregue ao tráfego no fim de 1969.[2] José Eduardo, filho de Faria Lima, participou da cerimônia, descerrando uma placa de bronze.[4] Em seu discurso, o prefeito Paulo Maluf elogiou o homenageado: “Faria Lima não nasceu em São Paulo, mas deu sua vida em holocausto a esta capital. Esta homenagem, que ora prestamos ao saudoso administrador, era o mínimo que a Prefeitura Municipal poderia fazer pela sua memória. Ela deverá lembrar, às gerações futuras, a figura marcante que foi o Brigadeiro.”[2] Com o atraso da entrega e o aumento dos custos, as informações constantes de uma placa conjunta do Governo Abreu Sodré e da Prefeitura foram alteradas com tinta branca.[4] Maluf brincou com o atraso em seu discurso, dizendo que poderia ter sido escrito um livro sobre a obra, com o título “Odisseia da Construção de uma Avenida”.[4] Poucos minutos após a nova via ser aberta, operários começaram a quebrar o asfalto na esquina com a Avenida Cidade Jardim, em busca das tampas de ferro das galerias subterrâneas, cobertas durante o asfaltamento, promovido às pressas.[4] Além disso, em frente ao Shopping Center Iguatemi haviam sido fechados buracos cujas obras não estavam prontas, que teriam de ser abertos novamente.[4] “Em poucos dias, irão reabri-los, mas, então, a inauguração já terá passado”, contou um morador da região ouvido por O Estado de S. Paulo.[4] O jornal, entretanto, destacou os aspectos positivos da avenida, considerada “muito boa”, como a marcação das faixas em relevo, faixas de pedestres (embora nenhuma delas com semáforo) e iluminação feita por postes altos, com luz de mercúrio.[4] Os dois únicos semáforos da avenida inteira ficavam no início (à época, a Avenida Cidade Jardim) e no fim (à época, a Avenida Rebouças).[4] Na inauguração, Maluf já falou sobre os planos de prolongamento: de um lado, até as proximidades do CEASA, correndo em paralelo à Avenida Pedroso de Morais; de outro, em diagonal rumo ao Córrego da Traição (atual Avenida dos Bandeirantes), que era previsto no projeto original.[4] Esse último prolongamento, entretanto, já estava descartado, porque o prefeito pretendia entregar em breve a pista da marginal esquerda do Rio Pinheiros.[4] O projeto ainda previa um “canteiro-balão” entre a Rua Tucumã e a Avenida Cidade Jardim, em formato de “v”, para a construção de um “parque-estacionamento” com capacidade para sessenta veículos e largura máxima de sete metros.[2] A largura da avenida variava de quarenta metros, na altura da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, a sessenta metros, no cruzamento com a Avenida Cidade Jardim.[2] Já no início da década de 1970, teve início a construção de inúmeros edifícios comerciais que romperam com a antiga paisagem residencial arborizada do Jardim Paulistano, e que caracterizariam a avenida como uma espécie de “segunda Avenida Paulista”, dada a semelhança entre seus skylines. Desde essa época, já existia a expectativa de ampliação da avenida no sentido sul: em 1972, essa ampliação avançou os primeiros quarteirões após a Avenida Cidade Jardim, entre as ruas Amauri e Jorge Coelho, mas a obra parou ali e, dois anos depois, os moradores da região já se preocupavam com uma eventual desapropriação que parecia nunca sair do papel.[5] Em 1974, o prolongamento era tratado como prioridade da Prefeitura, para ligar a avenida (e, consequentemente, os bairros da zona oeste) à Avenida Santo Amaro, por meio da Avenida Juscelino Kubitschek, cujas obras de construção estavam sendo finalizadas juntamente com a canalização do Córrego do Sapateiro, que passa por baixo dela.[6] Entretanto, esse prolongamento levaria mais de vinte anos para ser concluído. Na década de 1990, Maluf, novamente ocupando o cargo de prefeito, promoveu a extensão da avenida em suas duas extremidades: entre o Largo da Batata e a Avenida Pedroso de Moraes (alargando a antiga rua Miguel Isasa), e entre as avenidas Cidade Jardim e Hélio Pellegrino (já na Vila Olímpia), alargando pequenas ruas residenciais do Itaim Bibi. O traçado originalmente projetado passaria pela Rua Elvira Ferraz, causando a demolição de vários imóveis, porém a pressão da associação de moradores do bairro fez com que a Prefeitura optasse por um novo traçado.[7] Depois, esse traçado seria alterado para o que acabou efetivamente sendo construído. A inauguração do novo trecho de Pinheiros, com 1,38 quilômetro, até a Avenida Pedroso de Moraes, deu-se em 23 de outubro de 1995, embora ele tenha sido mantido no início com os nomes de Rua Corupés e Rua Miguel Isasa, por depender ainda de uma mudança nos cadastros dos imóveis que não foram demolidos e ainda ocupavam o que agora era a Avenida Brigadeiro Faria Lima.[8] A construção desse trecho custou cerca de quatro milhões de reais e foram desapropriados 107 imóveis para a obra, causando protesto entre os donos desses imóveis.[8] O trecho do Itaim estava, então, previsto para ser entregue entre março e maio de 1996, embora a Prefeitura tivesse a intenção de antecipá-lo para janeiro.[8] Em 25 de maio de 2010, foi inaugurada a Estação Faria Lima, da Linha 4-Amarela do metrô. Ela foi, juntamente com a Estação Paulista, uma das primeiras da linha a ser inauguradas.[9] Está situada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na altura do Largo da Batata. Atrações Na Avenida Faria Lima, estão localizadas importantes atrações paulistanas, tais como: O Shopping Iguatemi, shopping center pioneiro no Brasil, em 1966. O Museu da Casa Brasileira. O Esporte Clube Pinheiros. O Edifício Dacon, com seu formato cilíndrico, um dos mais famosos de São Paulo. Inúmeros bares e pontos de agitação noturna, localizados principalmente nas extremidades da avenida. Nas proximidades da Estação Faria Lima do Metrô (Linha 4-Amarela) está a sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo. Nos arredores da avenida, encontram-se também outros importantes pontos de visitação da cidade, tais como o Shopping Eldorado, localizado próximo à Estação Hebraica-Rebouças da CPTM (Linha 9-Esmeralda), e os luxuosos restaurantes e hotéis da região próxima aos cruzamentos com as avenidas Cidade Jardim e Juscelino Kubitschek. Referências «Lei da Iguatemi sancionada». S.A. O Estado de S. Paulo. O Estado de S. Paulo. 14 páginas. 4 de janeiro de 1968. Consultado em 11 de fevereiro de 2015 «Iguatemi já é Avenida Brigadeiro Faria Lima». São Paulo: Diário Popular. Diário Popular (27 540): 3. 29 de abril de 1970 “Investigação ameaça marca Faria Lima”, Otávio Cabral, Folha de S. Paulo, 15/8/1999, acessado em 14/7/2009 «Inauguração acaba, começam os buracos». São Paulo: S.A. O Estado de S. Paulo. O Estado de S. Paulo (29 158). 16 páginas. 28 de abril de 1970. ISSN 1516-2931 «Há seis anos os moradores esperam a av. Faria Lima». Folha de S. Paulo (16 627). São Paulo: Empresa Folha da Manhã. 19 de setembro de 1974. 16 páginas. ISSN 1414-5723. Consultado em 6 de maio de 2017 «Decisão do prolongamento somente sairá em novembro». Folha de S. Paulo (16 627). São Paulo: Empresa Folha da Manhã. 19 de setembro de 1974. 16 páginas. ISSN 1414-5723. Consultado em 6 de maio de 2017 Flávio Mello (8 de março de 1995). «Maluf recua e projeto da Faria Lima é aprovado». S.A. O Estado de S. Paulo. O Estado de S. Paulo: C3. Consultado em 6 de março de 2015 Flávio Mello (24 de outubro de 1995). «Faria Lima é aberta com outros nomes». S.A. O Estado de S. Paulo. O Estado de S. Paulo: C3. Consultado em 25 de outubro de 2015 «Conheça as novas estações da Linha Amarela que Metrô inaugura hoje». G1. 25 de maio de 2010 Ligações externas Media relacionados com Avenida Brigadeiro Faria Lima no Wikimedia Commons [Expandir]vde Brasão da cidade de São Paulo.svg Cidade de São Paulo Bandeira da cidade de São Paulo.svg Categoria: Avenidas da cidade de São Paulo Esta página foi editada pela última vez às 14h57min de 8 de fevereiro de 2022. Este texto é disponibilizado nos termos da licença Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0) da Creative Commons; pode estar sujeito a condições adicionais. Para mais detalhes, consulte as condições de utilização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar Visita Da Desentupidora

...

Contato:

Email :

coppidesentupidora@gmail.com

Telefone:

(011) 2836 – 6065
(011) 3951 – 1655

Visita e Orçamento Grátis